O projeto Rostos de Abril resultou da articulação curricular entre a Biblioteca Escolar António Ferraz e a disciplina de Educação Visual de 8.º ano, no âmbito dos programas Criar Abril (RBE), Plano Nacional de Cinema, o Plano Nacional das Artes e as comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974.
No mês de novembro, os alunos do 8.º ano, acompanhados do seu professor João Paulo Vieira, visionaram no espaço da Biblioteca Escolar o filme 48, de Susana de Sousa Dias, disponível na plataforma do Plano Nacional de Cinema. Trata-se de um filme ao qual mais de 90 alunos do Ensino Secundário também assistiram, no dia 14 de dezembro, no Theatro Gil Vicente, a convite da Associação Cultural Zoom.
Após o visionamento do filme, foram desenvolvidas atividades constantes do Dossiê pedagógico disponibilizado pelo Plano Nacional de Cinema, que parte de uma série de fotografias de prisioneiros políticos e se centra nos 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Os rostos das vítimas da PIDE e o depoimento vivo da pessoa em questão permitiu aos alunos uma extraordinária reflexão sobre os tempos negros de opressão e, simultaneamente, a análise do rosto enquanto forma de expressão artística. Na sala de aula de Educação Visual, cada aluno pôde selecionar o rosto de uma personalidade que se destacou na luta pela Liberdade ou no processo da Revolução dos Cravos e, aplicando as técnicas de desenho de rosto, apresentou a sua visão, mais ou menos subjetiva, do rosto observado. Esta seleção foi acompanhada pela pesquisa de informação e redação de uma breve biografia da figura ilustrada.
No mês de março, integrando o programa da Semana Concelhia da Leitura 2024, foram expostos os trabalhos dos alunos no átrio de acesso à Biblioteca Escolar António Ferraz, onde permanecerão até ao fim do mês de abril.
No vídeo aqui apresentado poderão compreender melhor todo o processo.
Parabéns a todos os alunos do 8.º ano pelos extraordinários trabalhos criados!
Um agradecimento especial ao professor João Paulo Vieira por ter abraçado este desafio lançado pela Biblioteca Escolar.
Commentaires