top of page
Buscar
  • Foto do escritorBiblioteca António Ferraz

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.


Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.


No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas homenageia o poeta que "foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. Esta comemoração não reverencia apenas o legado literário do poeta, mas também pretende destacar a vastidão do seu conhecimento e a influência duradoura que exerce sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo."


Na Escola Secundária de Barcelinhos celebraremos o Dia Mundial do Livro de cravo vermelho na mão, integrando a Grande Marcha pela Liberdade promovida pelo Município de Barcelos, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, e que mobilizará 4000 alunos das diferentes escolas do concelho.


Lembremos neste Dia Mundial do Livro a importância do pensamento livre e da resistência à censura.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page