top of page
Buscar
  • Foto do escritorBiblioteca António Ferraz

Programação da Semana da Leitura 2024


Entre 18 e 22 de março decorrerá a Semana da Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Rede de Bibliotecas de Barcelos que pretende envolver a comunidade educativa em atividades de promoção da leitura.




Na Escola Secundária de Barcelinhos, ao longo da semana, poderá ser visitada a exposição de trabalhos criados pelos alunos do 8.º ano - "Rostos de Abril" - no âmbito do projeto de articulação entre a Biblioteca Escolar, a disciplina de Educação Visual, o Plano Nacional de Cinema, o Plano Nacional das Artes e as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.


Em resposta ao desafio lançado pela Rede de Bibliotecas de Barcelos no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2023, os alunos criaram "Histórias em caixas", uma atividade concretizada em articulação entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Educação Visual e Português de 9.º ano. Alguns dos trabalhos produzidos integrarão a exposição coletiva na Biblioteca Municipal de Barcelos, a partir do dia 18 de abril.


Dando continuidade à tradição, realizar-se-á a Feira do livro usado, resultante da seleção de doações à Biblioteca Escolar António Ferraz com o objetivo de manter vivos os livros já lidos por alguns, mas que constituem uma novidade para outros. Uma excelente oportunidade para encontrar raridades!



Na manhã do dia 18, os quatro alunos apurados, Lara Bento (8.ºA), Pedro Pereira (8.ºB), Leonor Rodrigues (10.ºD) e Mariana Rocha (12.ºB) participarão na fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado. Boa sorte para os nossos leitores!



Nos dias 18 e 21, pelas 10.05h, os alunos do 12.º C terão a oportunidade de conhecer O fotógrafo de Minamata, um filme que aborda o problema da doença de Minamata (Kumamoto, Japão) uma forma grave de intoxicação por mercúrio. No início da década de 1970, o célebre fotógrafo da revista Life, W. Eugene Smith documentou essa doença causada pela poluição industrial da empresa de químicos Chisso (Chisso Corporation, no Japão). O filme de Andrew Levitas conta essa história e aborda questões ambientais, sociais, de responsabilidade ética, além de se focar na vida de um dos mais importantes fotojornalistas norte-americanos do século XX.


No dia 20, decorrerá mais uma sessão do Ciclo de cinema de Abril, desta vez com Cartas de Guerra, de Ivo M. Ferreira, na qual os alunos do ensino secundário, individualmente ou com os seus professores, poderão participar. Trata-se de uma inciativa do âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos.



Na manhã do dia 19, pelas 11:00h, alunos de 7.º e 8.º anos (7B, 7D e 8D) terão o privilégio de conhecer a contadora de histórias Mariana Machado, numa proposta da Biblioteca Municipal de Barcelos, e de participar numa divertida sessão de animação de leitura.



No dia 21, em comemoração do Dia Mundial da Poesia, as palavras ditas pelos alunos do 10.ºA chegarão à comunidade educativa através da página web da Biblioteca Escolar António Ferraz e das redes sociais. Trata-se do resultado de uma sessão do Clube de Leitura nas Escolas destinada à poesia.


Pelas 21:00 horas do dia 21, acontecerá o Sarau 'Palavras Censuradas', aberto aos encarregados de educação e à comunidade educativa em geral. Trata-se de um evento de celebração da palavra e, simultaneamente, dos 50 anos da Revolução dos Cravos, desenvolvido em articulação entre a Biblioteca Escolar e o projeto de Cidadania e Desenvolvimento do 12.ºB. Contaremos com a participação do Clube de Teatro, do Clube de Dança e do aluno Dinis Carvalho, que contagiará os convidados com a sua música. Contamos com a vossa presença!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page