A Semana Concelhia da Ciência, que resultou do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar António Ferraz, os clubes Ciência Viva e Eco-escolas e a Rede de Bibliotecas de Barcelos, começou da melhor maneira na Escola Secundária de Barcelinhos, no dia 20 de novembro, com Newton gostava de ler!. Ao som da contagem decrescente 3, 2, 1... lançar sonda na biblioteca!, os alunos do 11.º IG e do 11.º A lançaram as suas delicadas sondas (um ovo) para as quais construíram um trem de aterragem, segundo um minucioso planeamento. A ciência foi motivada pela literatura, com o conto "Fazedor de luzes”, de Mia Couto, integrante da obra Na berma de nenhuma estrada, e com poemas de Pó de estrelas, de Jorge Sousa Braga.
No dia 21 de novembro, a conferência Tectónica de placas, com os geólogos João Duarte e Gina Correia, trouxeram ao espaço da Biblioteca Escolar António Ferraz os alunos de Ciências e Tecnologias (1.º A, 10.º B e 11.º B) que não esquecerão os importantes conhecimentos que estes investigadores com eles partilharam e que se revelou uma atividade de articulação curricular muito pertinente.
No mesmo dia 21 de novembro, os alunos de Aplicações Informáticas do 12.º ano rumaram ao auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos para participarem na conferência Inteligência Artificial e a Robótica, proferida por António Moreira, Diretor do CTeSP em Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial e Investigador do 2Ai do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. A atualidade da ciência e da tecnologia constituiu o tema central desta partilha de conhecimentos.
No dia 22 de novembro, os alunos do 3. ciclo (7.º B, 7.º D, 8.º A e 8.º D) ficaram a conhecer as 5 descobertas que mudaram o mundo, com Bernardo Albuquerque Nogueira, Investigador Doutorado em Química pela Universidade de Coimbra. O auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos encheu-se de jovens curiosos e atentos à ciência que tão excelentemente foi partilhada. Realmente, sem a invenção da Imprensa ou sem a penicilina o mundo não seria o mesmo!
Nos dias 23 e 24 de novembro celebramos o Dia da Floresta Autóctone com a oficina Folheando, com conceção da ilustradora Helena Zália que esteve presente na nossa biblioteca no ano letivo anterior. Motivados pelas palavras de Capicua e Pedro Geraldes, os alunos do 7.º B e do 11.º TR lembraram a importância da preservação das nossas árvores nativas e tornaram as suas folhas em objetos artísticos que deram origem a um livro coletivo cujas páginas foram ilustradas com folhas acompanhadas de poesia.
Ao longo de toda a semana, os trabalhos dos alunos encheram o espaço da biblioteca de ciência e de cor. As exposições Era uma vez um geólogo, Calendários geológicos e À descoberta do ADN, da autoria dos alunos das turmas 10.º A, 10.º B e 11.º A, orientados pelos professores Celeste Aires e Jaime Dantas, puderam ser apreciados por todos os utilizadores.
Aqui fica o registo dos melhores momentos:
Clube Ciência Viva
Clube Eco-escolas
Biblioteca Escolar António Ferraz
Rede de Bibliotecas de Barcelos
Comentarios